A explicação científica é muito simples, mas sempre achei brutal este fenómeno geológico e assim meto aqui umas quantas fotos. Gostava muito de o estar a fazer na secção das Saídas, mas infelizmente não posso. Basicamente, os fiordes são escavações nas montanhas, provocadas pelo degelo durante a última Era Glaciar. Isto passou-se há cerca de 12 mil anos, altura em que o movimento da água, desde as regiões mais altas até ao mar, provocaram a erosão nas montanhas e lhes conferiram um relevo mais próximo do actual, normalmente em forma de U. Estas escavações chegam a atingir centenas de quilómetros, da costa para o interior. Os mais conhecidos são os da Noruega, Islândia e Gronelândia, mas também os podemos encontrar na Suécia, nas Ilhas Faroe, na Irlanda, no Canadá, no Alaska, no Chile ou na Nova Zelândia.
Scoresby Sund (350 Km) – O maior fiorde do planeta, na costa da Gronelândia, vê-se em baixo, na imagem
Geirangerfjord – Noruega
Mirante Flydasjuvet e também o Pico de Danlsnibba na Noruega
Union Hotel no fiorde de Geiranger na Noruega
Não acrescenta nada, mas lembro-me que quando fui para a escolinha, pensava que os fiordes da Noruega eram os títulos que davam aos fidalgos lá do sítio.
Um comentário:
Imagens espectaculares, realmente... Melhor mesmo só a barragem do bagaúste... Será que a gaja da 3ª foto se atirou aos fidalgos?
Postar um comentário