O que é a Cosmologia?
O que é o Modelo Cosmológico Padrão?
A designação de Modelo Cosmológico Padrão ou simplesmente Modelo Padrão (ou vulgarmente modelo do big-bang) tem um significado na Cosmologia. Por um lado é um “modelo” porque não nos dá uma resposta final, por outro, o termo “padrão” significa que existem uma quantidade apreciável de factos observacionais que o suportam, tornando-o uma boa aproximação do que se passa na realidade.
O que é a teoria do Big-Bang?
Quais as observações que suportam o Big-Bang?
Como em qualquer teoria científica, não há provas de que o Big-Bang existiu. Mas existem alguns dados observacionais que sustentam esta teoria. Entre os quais destacam-se:
A Lei de expansão de Hubble. Os astrónomos observam que as galáxias se afastam umas das outras devido a uma expansão do próprio espaço;
Os astrónomos observam que, em larga escala, o universo é homogéneo e isotrópic0;
Existência da radiação cósmica de fundo que segue uma distribuição de um corpo negro. Esta radiação foi libertada numa época em que o universo arrefeceu o suficiente para que a matéria e radiação deixassem de estar em equilíbrio térmico. A radiação cósmica de fundo foi prevista mesmo antes de ser detectada;
As abundâncias observadas de elementos leves (Hidrogénio, Hélio e Lítio) estão de acordo com o que foi calculado para uma fase primordial do universo em que a temperatura seria tão elevada que os processos de fusão nuclear só permitiram a formação desses elementos químicos.
O que aconteceu antes do big-bang? O que aconteceu no momento do big-bang?
To be continued...
PS: Ficaram ainda com mais dúvidas não foi?
Nenhum comentário:
Postar um comentário