sábado, 19 de abril de 2008

Música para o fim de semana


El Guincho

Considerado o Panda Bear de Barcelona, e a comparação não é de todo descabida, editou este ano o álbum Alegranza e é uma das revelações do ano, a Pitchfork deu-lhe um 8.3. Melodias vocais em espanhol, percurssões vindas dos trópicos ou de África com um bocado de dub, é este o caldeirão de sons que a criatividade de Pablo Díaz-Reixa deixou gravada neste disco. Checkem o Myspace para mais sons e informação.


EL GUINCHO - Kalise

A segunda sugestão é tuga e devo confessar que sou um admirador convicto dos Dead Combo, das melhores coisas que a cena musical cá do burgo produziu. O novo registo chama-se Lusitânia Playboys e pelo que já ouvi a banda de Tó Trips e Pedro Gonçalves continua na onda de banda sonora de western da Mouraria, Sergeo Leone meets fadista vadio, mas desta vez alargaram o leque de convidados a gente como Howe Gelb e como dizem partiram do porto de Lisboa com destino ao mundo. Nada faz melhor juz do que as palavras da própria banda no myspace:

“A festa de despedida no porto de Lisboa estava cheia. Playboys e ancas jeitosas, marinheiros e oficiais despenteados, urbanos e campónios, populares e clássicos, modernos e antigos, bêbedos e alegres, tristes e melancólicos, uns dançam, outros tocam, alguns vivem, uns são convidados, outros aparecem por lá e todos fazem parte dessa mesma eternidade. Uns ficam, outros já se foram.

Com o subir da lua chega a hora do adeus, dos beijos, das facadas, dos abraços e das desgraças, as luzes do porto apagam-se, a algazarra dissipa-se, o som do baile entregou-se às gaivotas, o cheiro a rio invade as ruas até cá cima, e ao longe, no silêncio deste Tejo, navegando sob águas calmas, o Lusitânia partiu.

Uma silhueta negra acabou de passar a barra, é um barco, que ninguém sabe para onde vai.”

Lusitânia Playboys já está disponível nas lojas em edição especial, incluindo um DVD com curtas subordinadas à temática, com concerto ao vivo e mais outras preciosidades. Eu ainda não comprei mas desta vez acho que não vou ceder à tentação da pirataria. De referir que vão andar pelas fnacs do país em digressão e por mais alguns sítios, incluindo uma data no Passos Manuel no Porto, é só checkar o myspace.

Já agora fica aqui o vídeo de Putos A Roubar Maçãs.

Putos A Roubar Maçãs


2 comentários:

André disse...

El Guincho... não é pra mim :)
Dead Combo é pra ir ver. Já os vi uma vez no norteshopping, mas apanhei aquilo meio, nem sabia que ía haver. Passos Manuel não era mal pensado.

H. Portela disse...

Estimado companheiro, já tenho o último registo deles e mais uma vez superaram as minhas expectativas. Conta comigo para os vermos ao vivo