terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

T2T est mort, vive LOTRO

Como me foi incumbido, ou pelo menos sugerido, a secção de jogos irei pelo menos neste primeiro post honrar a categoria.

Há alguns anos atrás muitos de vós devem ter jogado algo que em pouco tempo de tornou amado por uns e detestado por outros: um mud chamado "The Two Towers". O jogo em si é, para quem via jogar, uma aberração bizarra: um jogo em texto, sem imagens ou controlos visuais. A única razão que nos levou a joga-lo, e a gostar de o jogar, era o tema. O jogo passava-se na Terra Média, uma terra imaginária do mundo de Tolkien e da sua obra. Desde então nada me cativou tanto como esse jogo. Então começou a moda dos MMORPG (Massive Multi Player Online Role Playing Games).

Durante dois anos joguei World of Warcraft, um peso pesado na categoria, com 9 milhões de utilizadores mundiais. Um mundo persistente gigantesco, uma alternativa ao mundo real, com uma vida e economia própria.


Foi então que comecei a jogar Lord of the Rings Online. Este jogo utiliza muito dos conceitos utilizados em MMOs já existentes, melhorando-os (claro que esta opinião é subjectiva), e no total formando o melhor jogo para fans de Tolkien até então. Muitas as características deste jogo tornam-no ideal para jogadores casuais, para quem se quer divertir um pouco na Terra Média de vez em quando. Não há a necessidade de investir 10 horas por dia para obter equipamente decente, como em muitos outros jogos online, nomeadamente o World of Warcraft.

Passear por este mundo, ver os buracos dos hobbits, as cidades dos elfos, matar orcs e trolls (confesso que no meu nível ainda não matei nenhum troll, mas já vi quem matou :) ) é uma experiencia que aconselho a todos os interessados.

As imagens apresentadas são tiradas do jogo. Este pode ser jogado decentemente com um pc normal, mas para quem tiver oportunidade de jogar com os detalhes no máximo garanto uma imersão difícil de superar.

4 comentários:

André disse...

Humm... The Two Towers... nunca vi tantas letras em fundo preto... fiquei pelo nivel 9 e já nem me lembro do nome da personagem, alguém sabe? Quanto a este, os gráficos são fantásticos, já tinhas falado e tenho que ir ver isso. No meu pc não deve é ser lá grande coisa...

João Afonso disse...

Comecei a jogar T2T (e ainda jogo) por indicação do Seabra mas desta vez trocámos: foi o Seabra a começar a jogar o LOTRO por indicação minha :P De qualquer forma, e será mais um comentário "bizarro", o T2T em termos de mecanismos e das possibilidades que oferece ao jogador está bem mais à frente que o LOTRO. O que melhor foi conseguido neste jogo, em minha opinião, foram mesmo os cenários que estão impecáveis e me "forçam" a explorar o terreno. Conheço mais pessoal português que joga e que em 30 dias avançou mais níveis que eu em 2 meses, muito devido a isso.
E já matei quer trolls, quer ents :)
Mais duas observações para quem estiver interessado: a primeira, é que qualquer jogador é basicamente obrigado a juntar-se a outros jogadores para conseguir avançar a personagem.
A segunda são os pré-requisitos mínimos:
- P4 1,8GHz ou equivalente
- Placa gráfica 64MB NVIDIA ou ATI
- 512 Mb RAM
- 7Gb espaço
- DirectX 9.0C
- Windows XP
- Modem 56Kbps (já joguei por modem e funciona bem)
- O jogo pode ser copiado livremente, mas para jogar é necessário efectuar pagamento mensal de 15 dolares.

Miguel disse...

Este jogo é mesmo viciante nesse sentido: percorrer o cenário e ver tudo exactamente igual ao que imaginamos quando lemos os livros. Passo mais tempo a explorar e tirar screenshots que a matar orcs.
Uma observação: é perfeitamente possível avançar a personagem sem se juntar a outros utilizadores. Há quests que são impossíveis de acabar sozinho, mas ninguém te obriga a faze-las. De qualquer forma o sistema do jogo torna muito vantajoso juntar-nos a companheiros (é mais mais fácil matar um troll com um grupo de 5 pessoas e além disso cada um bonus de experiência por estar em grupo). Um outro aspecto a referir é que a comunidade de jogadores é muito matura e prestável. É um prazer andar em grupo (e arranjar um), caso o queiras.

Quando ao pagamento para o jogar: eu fiz um pagamento único e tenho uma conta vitalícia. Por 150€ posso jogar isto durante 10 anos(+), explorar sempre novas áreas (regularmente saem novas zonas, quests, etc.) sem me sentir obrigado a jogar um determinado mês porque o paguei. Torna a experiência muito mais agradável e descontraída. Além disso depois de 1 ano a jogar já te compensou o pagamento de qualquer forma...
Já agora podes sempre jogar 7 dias iniciais sem qualquer pagamento. Não custa nada tentar, hehe.

Anônimo disse...

Deus ma libre!
Já me curei de vicios e vocês aki a tentarem-me!